Definição.
Em lactentes, apnéia é a cessação da respiração por mais de 20 segundos, ou por qualquer duração, se estiver acompanhada de palidez, flacidez, cianose ou bradicardia (retardamento do ritmo cardíaco abaixo de uma frequência de 60 batimentos por minuto), e se exigir estimulação vigorosa para reanimação. A apnéia é um sintoma comum de doenças em lactentes, e não uma doença per se.
1. SMSL (síndrome da morte súbita do lactente) é a morte súbita e inesperada de um lactente cuja história ou exame post mortem não demonstram uma causa específica. É a principal causa de morte no primeiro ano de vida. Embora, provavelmente, não seja a principal causa de SMSL, a apnéia responde por 5 a 20% das mortes por SMSL.
2. O EAAV (evento aparente ameaçador à vida) é um episódio de apnéia associada à alteração da cor (palidez ou cianose), alteração acentuada do tônus muscular (em geral, flacidez; raramente, rigidez) ou engasgo e ânsia de vômito. Os observadores temem que a criança morra e intervêm com estimulação vigorosa ou ressuscitamento cardiopulmonar.
Tipos De Apnéia e Suas Causas
- Apnéia central. Quando não há impulso neurológico central para a respiração, não ocorre movimento da parede torácica ou abdome. Vários fatores podem acarretar a apnéia central. Também pode ser idiopática e ocorrer em lactentes com história familiar positiva de SMSL.
- Apnéia Obstrutiva. Quando a obstrução das vias aéreas resulta em apnéia, os movimentos da parede torácica e abdome são presentes na ausência de fluxo aéreo no nariz e na boca.
- Apnéia Mista. Pode ocorrer uma combinação das apnéias central e obstrutiva. Em geral começa como apnéia central, seguida pela obstrução das vias aéreas.
Avaliação do Lactente com Apnéia
- Anamnese. Nessa parte importante da avaliação, as perguntas a serem respondidas incluem:
- A criança esteve de fato em apnéia?
- Ela estava dormindo ou acordada?
- Houve movimento rítmicos sugestivos de uma convulsão?
- Qual a relação com as refeições?
- Havia muco ou vômito na boca ou nariz?
- A criança estava pálida, flácida ou cianótica?
- Durante quanto tempo ela permaneceu em apnéia?
- A apnéia resolveu-se por si só ou, do contrario, qual intervenção foi necessária?
- Exame físico. Deve-se dar atenção especial aos exames neorológicos e cardíaco, bem como ao exame das vias aéreas.
- Exames laboratoriais. De acordo com a causa suspeitada da apnéia e dos achados a anamnese e exame físico, os seguintes exames podem ser úteis:
- Gasometria arterial;
- Eletroencefalografia em vigília e durante o sono;
- Ultra-sonografia do crânio;
- Eletrocardiograma;
- Radiografia do tórax;
- Radiografia das vias aéreas ou broncoscopia;
- Seriografia gastrintestinal superior ou pHmetria gastrintestinal;
- Vários exames de sangue (p. ex., hemograma completo, eletrólitos, cálcio, glicemia, hemoculturas);
- Pneumografia.
Tratamento
- Tratamento da hipoventilação e obstrução das vias aéreas. A hipoventilação pode exigir uso de um respirador, e a obstrução das vias aéreas pode demandar uma traqueostomia.
- As outras intervenções para a apnéia dependem da causa. Dão-se os exemplos a seguir.
- As amígdalas obstrutivas devem ser removidas.
- A anemia ou arritmias devem ser corrigidas.
- As convulsões devem ser tratadas com anticonvulsivantes.
- A apnéia decorrente de bradicardia pode ser ajudada pelos efeitos estimulantes da teofilina ou atropina.
- Se o lactente com refluxo gastroesofágico não for ajudado o suficiente por uma posição ereta e pelo acréscimo de cereal, para engrossar a fórmula, pode-se tentar a metoclopramida.
- Monitoração domiciliar. A avaliação da criança com apnéia pode não identificar uma causa. O uso de um monitor domiciliar é recomendado, caso se acredite que a apnéia é significativa e se a recorrência puder ser fatal (p.ex., um EAAV).
- O monitor domiciliar dispara um alarme quando detecta apnéia ou bradicardia. As famílias aprendem a responder ao alarme e reanimar o lactente, se necessário.
- Porém, a monitoração domiciliar tem um impacto negativo significativo sobre a família e não deve ser recomendada na ausência de razões sólidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário